Brincando com Cantigas

cantiga da cobra

Essa atividade é indicada para o 1º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 2º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo o reconhecimento dos sons e sua associação às letras, desenvolvendo assim, o sistema de escrita alfabético, de forma divertida, através de cantigas.

O trabalho com cantigas e outros textos de memória é muito importante, uma vez que trabalham a consciência fonológica do estudante. Inicialmente levante as características da cantiga como: rimas, ritmo, que são utilizadas em brincadeiras de roda ou outras brincadeiras, um texto para brincar. E apresente diversas cantigas aos alunos para que brinquem. Feito isto faça uma votação da preferida da turma e escreva-a coletivamente ou ainda, deixe que cada um escolha a sua preferida e reescreva-a de sua maneira, adeque de acordo com as especificidades de sua turma.

Após, pode ser solicitado aos estudantes que circule na cantiga escolhida as palavras ditadas pelo professor, para os alunos não alfabéticos da sala, que tiverem dúvidas sobre qual palavra circular, faça questionamentos pertinentes, como com qual som se inicia a palavra ditada, com qual letra termina, qual é o som final. Levando-os a tomar consciência da relação fonema/grafema.

Por fim, apresente a cantiga contida na atividade "Pezinho de limão", há vários vídeos na internet com brincadeiras que utilizam essa cantiga, aproveite e brinque junto dos estudantes. Na sala de aula, é interessante que leve a cantiga em um cartaz, ou escreva junto deles e, durante o momento em que estiverem cantando vá apontando para as sílabas/palavras faladas.

Para finalizar, após muita brincadeira e diversão, na atividade, os alunos deverão escrever o nome das figuras presentes no texto e identificar o número de letras e sílabas, letras e sílabas iniciais e finais. Na escrita das palavras, deixem que façam autonomamente e, depois, compare com a escrita convencional presente na cantiga.



HABILIDADES:

EF01LP02- Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

EF01LP03- Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

EF01LP05- Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

EF01LP07- Identificar fonemas e sua representação por letras.

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